Relatório do filme: "Vulcano"

O filme foi realizado por Mick Jackson e fala de um inesperado vulcão que aparece em Los Angeles, uma das cidades mais movimentadas do mundo.

Tudo começa num dia normal e vulgar, quando as pessoas se apressam para ir para o trabalho, como de costume. Subitamente, ocorre um sismo, que abala as pessoas desprevenidas, mas não por muito tempo. Muito pouco tempo depois, um homem chega do túnel do metro à superfície desesperado e com uma parte da cara queimada e diz, antes de perder os sentidos, que os seus colegas estavam ainda lá debaixo e que tinham morrido intoxicados e queimados. A polícia chega ao local e encontra cerca de dez corpos nas minas. Os geólogos são chamados para falar nos jornais para a televisão, relatando a parte científica do sucedido, mas temem estar a formar-se, não tarda, um vulcão, sendo que o solo está a expelir dióxido de carbono, vapor de água e vapor de enxofre a ferver.

Por essa altura, duas cientistas decidem ir elas próprias averiguar a situação e descem até ao túnel. Apercebem-se de que estão a sair gases de altas temperaturas de um local específico e decidem recolher materiais para observação. Nesse momento, o chão começa a abrir-se por debaixo das pernas de uma das cientistas e esta cai. A outra cientista, ao tentar ajudá-la, inutilmente, nota que lá no fundo daquele buraco há magma no estado pastoso.
Nesse mesmo dia, a água de um lago aumenta subitamente de temperatura e isso prova que a temperatura terrestre está  a aumentar também, e ocorre outro sismo, desta vez de maior intensidade e que provoca que o magma seja ejectado para a superfície, transformando-se em lava, jorrando pela cidade e catapultando piroclastos grandes (bombas vulcânicas). Estes incidentes virão a provocar a morte de muita gente e bastantes incêndios.
O vulcão forma assim um rio de lava que destrói tudo aquilo por onde passa. (Trata-se de um vulcão de vulcanismo havaiano, de erupção efusiva e que expele lava fluída, ou pahoehoe) Então, a cidade inteira junta-se com o objectivo de parar aquele rio de lava. Decidem fazer uma barreira de betão para imobilizar a lava e depois atiram-lhe com água, trazido em dezenas de helicópteros contra incêndios e utilizando as mangueiras de todos os grupos de bombeiros da zona.
Conseguem o pretendido, que era solidificar a lava, mas os geólogos sabem que o pior ainda estava para vir, porque pensam que a lava está a deslocar-se por dentro dos túneis do metro. A população conclui que a única maneira de parar esta lava era desviá-la até ao Oceano Pacífico. Para fazer isto, colocam explosivos em sítios estratégicos, destruindo inclusive um centro comercial.

(A lava em contacto com a água gelada do mar, deve ter arrefecido bruscamente, formando obsidiana.)

E assim a cidade celebra e tudo volta ao normal, mas é impossível esquecer a morte de tantas pessoas e dos consecutivos incêndios causados pelo vulcão. No entanto, os cientistas ainda põem a hipótese de o vulcão voltar a entrar em erupção...

5 comentários: